jusbrasil.com.br
30 de Julho de 2021

Ter Consciência Negra

Precisamos ter antes de tudo Consciência Negra

Ramon Ricardo, Advogado
Publicado por Ramon Ricardo
há 8 meses

Ter uma Consciência Negra é aceitar que os negros não precisam provar nada a ninguém para alcançar seus objetivos e serem felizes.

Ter Consciência Negra é entender que um negro pode ser quem ele quer ser

Uma Consciência Negra é necessária para entender que um menino negro em um bairro nobre pode estar chegando a sua casa e não está ali para roubar (fato narrado por um jornalista da Globo que aconteceu com ele);

Uma Consciência Negra é um negro não precisar esconder sua imagem negra por muitos anos por medo de não ter o conhecimento devido (este fato aconteceu com Machado de Assis, um dos grandes nomes da Literatura brasileira que se apresentava nos livros com uma foto embranquecida, mas que em um tempo da história foi revelada uma foto real que o escritor de fato era negro), porque isso?

Uma Consciência Negra é respeitar as religiões de matrizes africanas, de maneira que elas não precisassem se esconder fingindo ser católicas para sobreviverem. (Isso aconteceu com os Orixás que por medo abraçavam aparentemente a igreja católica, e faziam suas celebrações escondidas para não serem castigados).

Hoje, nesse dia, devemos lembrar que ter Consciência Negra é um dever de todos.

Precisamos desconstruir a ideia de que um ator negro deve ser bandido ou motorista de madame em novelas e ver com nossos próprios olhos que um negro é o homem que alcançou o maior número de vitórias da Fórmula 1, Lewis Hamilton.

Precisamos desconstruir a ideia de que para uma atriz negra ser principal em uma novela, essa novela precise se chamar “Da cor do pecado” e ver na vida real uma mulher negra, chamada Antonieta de Barros, filha de uma ex-escrava se tornou jornalista, professora e foi a primeira deputada mulher do estado de Santa Catarina.

O que quero enfim dizer é que, mesmo nessa sociedade preconceituosa, só vocês sabem o quanto podem e o quanto conseguem, não deixem que imponham que sua cor interfere na sua capacidade, acreditem em vocês, tenham Consciência Negra, não se escondam em padrões impostos pela sociedade.

É hora de empoderar-se.

Instagram: @ramonricard0

Fonte de pesquisa:

https://www.ebiografia.com/biografia_personalidades_negras_importantes_historia/

https://www.agazeta.com.br/es/cotidiano/as-historias-escritas-por-negros-no-es-no-brasileno-mundo-1120

https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/8-mulheres-negras-que-fizeram-historia-no-brasil/

https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/consciencia-negra.htm

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)